Psicólogo é Coisa de Doido?



Esse é um tema bem provocativo, então não tire conclusões precipitadas! Trabalhando como Psicólogo Clínico e na Unidade Básica de Saúde da Família acabo ouvindo muitos “comentários” sobre o nosso trabalho, infelizmente alguns não são tão verdadeiros e acabam reforçando crenças que impedem muitas pessoas de se beneficiarem de um bom acompanhamento psicológico. Escolhi como título “Psicólogo é coisa de doido” por ser o Mito mais comum que escuto sobre a Psicologia, mas nesse texto falarei das 5 principais mentiras sobre o nosso trabalho, talvez você já tenha ouvido algum desses, ou até mesmo acredite neles.

1. “Psicólogo é coisa de doido”: Antes de tudo, responda para si mesmo “o que é ser normal”? O conceito de normalidade é muito amplo e envolve uma porção de questões históricas e sociais, mas como não vamos fazer toda essa discussão nesse texto, vamos imaginar que quando alguém diz que “psicólogo é coisa de doido” está querendo dizer que “psicólogo é coisa de gente que tem algum transtorno mental”. Essa pessoa não está totalmente errada, já que os psicólogos trabalham sim com pessoas que possuem transtornos mentais, mas não apenas! Ir ao Psicólogo não significa que você possua algum transtorno mental, nosso trabalho também está ligado a promoção e prevenção de agravos a saúde mental e mesmo que você seja diagnosticado com algum transtorno mental, o bom Psicólogo busca entende-lo como forma de te ajudar e não para gerar rótulos. A Psicologia é uma ciência muito ampla e trabalha com os mais diferentes tipos de problemas do seu dia a dia. Mas acima de tudo, nós trabalhamos com pessoas e não com doenças!

2. O psicólogo só ouve e fica calado o tempo todo: Esse ponto é relativo, pois depende do que você entende por apenas ouvir e do tipo de abordagem adotada pelo Psicólogo. Geralmente a psicoterapia é um processo colaborativo entre Psicólogo e Cliente, onde por meio de diálogos, discussões e questionamentos nós buscamos entender bem a sua demanda para que depois possamos trabalha-la. Então nós precisamos sim te ouvir e essa é uma parte muito importante do nosso trabalho, mas não é a única.

3. O psicólogo vai me dar a solução para meus problemas: Não existe solução mágica para os nossos problemas e prometer isso é considerado falta ética! O que nós podemos fazer é por meio de uma teoria psicológica e técnicas com embasamento cientifico, te ajudar a decidir sobre aspectos da sua vida, solucionando problemas, mas lembre-se o psicólogo não dá conselhos sobre qual decisão deve ser tomada.

4. O psicólogo sabe ler mentes: Não, o psicólogo não lê mentes. Inclusive a ciência ainda não achou pessoas capazes disso. Se houvesse alguém capaz com certeza você saberia o nome e essa pessoa estaria muito famosa. Nós somos pessoas comuns que treinamos a nossa escuta por meio de teorias e técnicas psicológicas, e com essa escuta qualificada nós conseguimos perceber e questionar pontos que outras pessoas talvez não consigam.   

5. Psicólogo faz Mapa Astral: Mais uma falta ética gravíssima! Como já disse anteriormente o psicólogo deve utilizar técnicas com embasamento cientifico e até o presente momento a ciência não encontrou evidencias de que os astros influenciam nossa personalidade, comportamento ou destino. Logo, se o seu psicólogo fizer seu mapa astral, pode ser a hora de procurar um novo psicólogo, valorize seu dinheiro e seu tempo!

Fique atento quando ouvir algum comentário sobre ir ao Psicólogo, caso tenha dúvidas procure um profissional da sua confiança. Aqui eu trouxe apenas 5 pontos, mas pode acreditar que existem bem mais por aí!

 https://psicologiacatalao.com.br/2017/04/02/mitos-terapia-contam-para-voce-1/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?

Você não Consegue Viver Sozinho!